Institucional

A Fundação Marcos Amaro é uma organização cultural privada sem fins lucrativos. Como missão, tem o intuito de pesquisar e difundir a obra do artista Marcos Amaro, incentivar a produção artística contemporânea, mostrar o acervo e produzir conteúdo crítico a fim de investigar e documentar a arte. Para isso, conta com um programa de exposições realizado através de edital anual de apoio a artistas, mais a premiação anual de destaque para a melhor produção criativa na Feira de Arte de São Paulo, a SPArte, o estímulo à pesquisa acadêmica, além da promoção de debates e projetos especiais em espaços públicos e apoio às instituições culturais e museológicas. FMA, ressalta sua função social e de museu território, expandindo-se no interior do Estado de São Paulo.

Com sede em Itu, é uma instituição museológica fora do cubo branco. O cenário é o estado bruto da antiga Fábrica São Pedro, funcionando como um oásis cultural no centro dessa cidade paulista. A FMA leva arte para o interior do estado atuando na formação do público.

Na sua relação museu território e paisagem, cria um espaço inovador para a escultura que extrapola os muros levando a arte para a cidade e para o campo, com o MESCLA, Museu da Escultura Latino Americana. Um museu à céu aberto para a escultura integrada à natureza e a paisagem.

A Fundação Marcos Amaro está localizada em três sedes distribuídas no estado de São Paulo. O escritório administrativo e de comunicação concentra-se na capital e abriga também uma sala expositiva com obras do acervo. Na sede de Itu, encontra-se o ateliê de peças de média e grande proporção do artista Marcos Amaro, uma área expositiva utilizada para exibição permanente do acervo do MESCLA, além de exposições de artistas convidados e projetos como residência artística, palestras e oficinas. A sede em Mairique, recentemente incorporada a FMA, encontra-se em fase de projeto urbanístico e arquitetônico.

O Museu da Escultura Contemporânea Latino-Americana (MESCLA) desenvolve-se a fim de tornar-se um espaço físico poético e sustentável na cidade de Itu e no campo adjacente ao centro urbano que é composto por mais duas cidades, Salto e Sorocaba.

Localizado no interior de São Paulo, será um espaço de contemplação e interação escultórica. O projeto, em desenvolvimento, acolhe um acervo também em expansão com obras de artistas brasileiros e latino-americanos.

Com intuito de amparar e enfatizar a arte brasileira e latino-americana, o Mescla abraça também o conceito de arte na paisagem (Earth Art, Arte Ambiental, Land Art e Urban Art). Distanciando-se do perene, as obras tornam-se sujeitas às intempéries locais assumindo a efemeridade. Feita a partir da relação entre a Natureza e o Homem, a mensagem da arte na paisagem incorporada pelo MESCLA, prevê interferências que fortaleçam a escultura arte latino-americana expandida para a natureza, com esculturas massivas em grande escala, incorporando o ritmo e o sistema da natureza em seu processo ecologicamente sensível.

Acesse mescla.com

Marcos Amaro
Presidente

Ricardo Resende
Curador

Raquel Fayad
Direção Geral
[email protected]

Dayse Souto
Direção Financeira
+55 11 3061 9312

Karina M. Viana
Museologia
[email protected]

Mariana Barbosa
Comunicação
+55 11 3061 9312
[email protected]

Júlia Molina
Comunicação

Stefânia Sangi
Design
+55 11 3061 9312
[email protected]

Beatriz Costa
Design

Rodrigo Viriato
Produção

Kin Wong
Produção

Matheus Henrique Alves
Produção

Antônio Viriato
Produção