A Fábrica de Arte Marcos Amaro ocupa uma área central em Itu, interior do Estado de São Paulo, onde por muitos anos funcionou uma indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região. O espaço abriga hoje a sede da Fundação Marcos Amaro, que difunde a arte para o interior do estado.

O fomento à produção artística contemporânea se dá por meio do Edital de Ocupação Sala Rolim Amaro, ao abrigar ateliês e residências artística e pela criação de um espaço para esculturas, o MESCLA FAMA, o MESCLA Itu e o MESCLA Campo. O MESCLA, ocupa não apenas a fábrica, mas também espalha-se pelas avenidas e praças de Itu e se expande para uma propriedade rural no município de Mairinque, trazendo o conceito de Land Art, arte na paisagem, para a zona rural de centro urbano formado por Itu, Sorocaba, Mairinque e Salto.

A Fundação Marcos Amaro, também abriga a coleção de arte do artista Marcos Amaro, ferramenta importante para essa disseminação da arte moderna e contemporânea pelo interior de São Paulo, bem como a parte da coleção do Mescla. Todos incorporados ao espaço da Fama, que foi pensado para a produção, contemplação e fomento da arte.