Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA)

INSTITUCIONAL

A Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) ocupa uma área central em Itu, interior do estado de São Paulo, onde por muitos anos funcionou uma indústria têxtil com relevância histórica e cultural para a região. O espaço é hoje a sede da Fundação Marcos Amaro e abriga o acervo do colecionador e artista que dá nome à instituição. Pensada para a produção, contemplação, fomento da arte e, também, para a apresentação da produção do artista Marcos Amaro, a FAMA é uma ferramenta de disseminação da arte contemporânea.

MISSÃO
Preservar e fomentar a memória e a experiência artística contemporânea em Itu e região

VISÃO
Transformar a Fábrica São Pedro num território sustentável de arte e cultura

ATELIÊ OFICINA

O artista Marcos Amaro transita entre produções escultóricas e instalacionais de grandes dimensões ao extrair parte da matéria-prima de carcaças de avião e de objetos em desuso, amalgamados de óleo, parafina, mel, graxa e outras matérias. Da degradação, cria obras em transformação que ficam na dicotomia da arte e da vida. Em um geometrismo sem forma, Marcos Amaro desbrava a arte contemporânea a partir do desmonte, do acúmulo, da colagem, da diversidade de materiais, da desmaterialização e ressiginificação do objeto.

Em 2013, o artista ocupou o Galpão IV da antiga Fábrica São Pedro, em Itu – cidade a 100 km de São Paulo. Com o ritmo crescente da sua produção, surgiu a necessidade de um espaço físico para abrigar materiais e concluir sua criação.

EDITAL

O Edital de Ocupação Fábrica de Arte Marcos Amaro acontece a cada dois anos e tem como objetivo receber projetos de artistas e coletivos ativos no circuito de artes visuais, além de promover a arte contemporânea especialmente no interior do estado de São Paulo. O resultado do primeiro edital selecionou seis projetos para compor o cronograma expositivo de 2018 e 2019. Edith Derdyk, Eduardo Frota, Regina Parra, Rodrigo Sassi, Grupo Empreza e Pola Fernandez foram os nomes selecionados. O segundo Edital de Ocupação Fábrica de Arte Marcos Amaro tem o início das inscrições previsto para novembro de 2019, a fim de selecionar projetos para 2020 e 2021.

EDITAL 2018/2019

RESIDÊNCIA

Pautada na experimentação por meio da imersão, pesquisa e criação, o programa de residência artística da FAMA promove uma vivência capaz de gerar trabalhos multidisciplinares, integrados a diversas linguagens.

2016

A FMA apoia a Residência Artística L.O.T.E (Lugar, Ocupação, Tempo, Espaço), criada em 2011, pelos artistas-educadores Agnus Valente, José Spaniol e Sérgio Romagnolo. Nessa edição, a FAMA recebeu 40 estudantes da Unesp, gratuitamente, para uma imersão artística de seis dias. Desse experimento, nasceu, em 2017, a exposição Trama e Veio, que reuniu obras dos artistas selecionados: André Schütz, Gabriel Marcondes Egestos, Luisa Almeida e Sandra Mazzini.

2017

Nesta edição, a FMA apoiou a Residência Artística L.O.T.E na Serrinha, em Bragança Paulista. Com o propósito de imersão artística em meio à natureza, 45 alunos imergiram em um ateliê disponibilizado na fazenda para produzir e desenvolver trabalhos coletivos durante oito dias. Do experimento, os estudantes criaram projetos com diferentes suportes: pintura, fotografia, escultura e vídeos.

Obra de Marina Woisky e Andre Barion

Obra de Andre Barion

2018

No último ano, a FAMA abrigou a artista alemã Barbara Hindahl como a primeira residente estrangeira. Após 30 dias de imersão artística, ela produziu a instalação Raio Pó Luz, nos Velhos Galpões, disponível para visitação. Ainda nesse ano, a fábrica recebeu 40 alunos da Unesp, selecionados pelo Programa de Residência Artística L.O.T.E, para uma imersão em produção e vivência artística.

Barbara Hindahl

HORÁRIOS

Quarta-feira a Domingo. 10h às 17h

COMO CHEGAR

Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Vila São Francisco, Itu - SP - 13300-190