Educativo

OFICINA EDUCATIVA

O educativo da Fábrica de Arte Marcos Amaro tem como objetivo fomentar a arte contemporânea por meio de propostas experimentais em arte e educação voltadas para diversos públicos. Com foco nas obras apresentadas em exposições temporárias, bem como em seu contexto sociocultural, o educativo deseja promover o acesso às diferentes linguagens artísticas presentes no acervo da FMA. Propicia, ainda, o desenvolvimento colaborativo de ações e programas públicos em parceria com instituições culturais e de ensino para a pesquisa e o fomento da arte na cidade de Itu e interior de São Paulo. O educativo se faz inventivo, lúdico e interdisciplinar, transformando os processos de aprendizado em ato criativo e reverberando a democratização da arte.

AGENDE SUA VISITA

+55 11 4013 4266
[email protected]
Quarta-feira a domingo, de 10h às 17h
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09
Vila São Francisco, Itu – SP – 13300-190

PROGRAMAÇÃO

Programação de Maio

Programação de Março

Programação de Fevereiro

AÇÕES

Na Roda da Fama
A ação Na roda da FAMA corresponde a uma das ações de mediação da Oficina Educativa da Fábrica de Arte Marcos Amaro e tem como objetivo gerar aproximações entre os artistas do acervo e com obras expostas na FAMA com a comunidade artística e o público geral interessado em arte de Itu e interior de São Paulo.
A proposta tem como foco o compartilhamento de experiências em pesquisa e criação artística.

Artistas na FAMA | Meios e processos
O grupo de pesquisa e produção em arte, composto por artistas selecionados via processo de inscrição pela fundação, representa o desejo de estruturar na Fábrica de Arte Marcos Amaro um espaço propício para a partilha e a pesquisa em criação artística na cidade de Itu. A participação no grupo é de caráter colaborativo e experimental onde cada integrante apresenta sua produção poética e propõe atividades e ações para o grande grupo. Conforme a programação da fundação, os encontros podem contar com palestras e conversas com os artistas do acervo bem como com curadores e críticos de arte.

FAMINHA – Oficina de Arte
A ação promove o encontro de famílias para vivenciar e fazer arte. Com atividades voltadas para o público infantil, o projeto inclui dinâmicas relacionadas ao acervo exposto e às exposições temporárias que acontecem na FAMA.

Oficina para professores e educadores
A oficina oferece atividades de formação teórico-prático atrelados ao acervo da Fundação Marcos Amaro, à produção do artista que dá nome à instituição e ao patrimônio histórico da Fábrica São Pedro. Com o objetivo de aprofundar e expandir o diálogo entre a FAMA e profissionais da educação, os encontros articulam conteúdos transversais vinculados às exposições e aos currículos e projetos dos participantes. As atividades desenvolvidas na oficina contribuem na elaboração de ações pedagógicas que possibilitam a criação de projetos escolares e instituições culturais de educação não-formal.

Vamos Prosear
Artistas convidados apresentam sua produção e recebem a comunidade artística local para uma roda de conversa com objetivo de compartilhar experiências e projetos criativos que acontecem no interior.