Artistas

  • Michelangelo

    Carrega em si a sabedoria espiritual mas não deixa de ter vontade de comunicar-se com o que criou. Há nessa pintura a experiência absoluta de Michelangelo com a tridimensionalidade. Não há uma reprodução da natureza, e sim uma sublimação, uma outra natureza mais perfeita.

    Fundação Marcos Amaro (FMA)
  • David Alan Harvey

    Com mais de décadas de fotografia em campo, o fotógrafo americano é um não rendido. Ele não se incomoda de entregar-se às novas tecnologias nem de abraçar o espírito retrô das antigas

    Fundação Marcos Amaro (FMA)
  • Kimi Nii

    Kimi Nii fala sobre seu primeiro contato com o mundo da cerâmica e o processo de produção de suas obras. Conta também como relaciona elementos orgânicos da natureza em seus trabalhos, bem como suas influências estéticas.

    Fundação Marcos Amaro (FMA)
  • Henri de Toulouse-Lautrec

    Quadros recortados, figuras que se perdem para além da moldura, cenas do cotidiano de dançarinas vermelhas dos cabarés, mulheres nuas, os retratos dos artistas com nome e legenda por serem homens. Nas suas cenas mais famosas, o artista capturava esses rostos indesejados, com pavor do futuro, e por isso mesmo, um retrato mais do que fiel da vida parisiense, e que não tinha nada a ver com confeitaria ou chapéus.

    Fundação Marcos Amaro (FMA)
  • Wangechi Mutu

    A colagem é arte e símbolo pertinente aos processos pelos quais passaram os corpos africanos, especialmente os das mulheres. A artista entende o gênero feminino como carregador físico da historicidade, seja de violação ou de vitória.

    Fundação Marcos Amaro (FMA)
  • Ananké Asseff

    A fotógrafa argentina Ananké Asseff desenvolve obras em diversas plataformas sobre a paranoia, o enfrentamento e o perigo. Suas fotos performáticas transpiram ansiedade.

    Fundação Marcos Amaro (FMA)
  • Ivan Grilo

    O artista, nascido em Itatiba (SP), joga fora esse conhecimento, o põe dentro de um tinto lixo. Daquilo que desperta a incessante pesquisa, o fruto é uma intervenção que discute muito mais a gravidez das memórias e das perdas, e os fetos de imaginação gerados, múltiplos e infinitos, os de Ivan, os debruçados sobre as obras dele.

    Fundação Marcos Amaro (FMA)
  • Ruy Ohtake

    Para o arquiteto, a curva é um elemento de maleabilidade e plasticidade, uma força em matéria-prima que se infiltra nas estruturas para deixá-las perenes. Para que o edifício nunca deixe de surpreender.

    Fundação Marcos Amaro (FMA)