Laura Lima e Zé Carlos Garcia

Laura Lima e Zé Carlos Garcia
31 de janeiro de 2019 Rafael Kamada

Governador Valadares, MG, 1971

Aracaju, SE, 1973

 

Desde sua formação pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro, RJ) e Filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laura desenvolve uma pesquisa que abraça a complexidade dos elementos, geralmente vivos, pessoas ou animais, para entender o espaço e o contexto onde estão expostos. Esses participantes, dos quais denomina “viventes”, compõem o corpo da obra e ativam o ambiente, quase sempre em atividades de longa duração. Performance? Arte viva? Arte corporal? Não importa, pois o que a artista realmente quer é levantar questões relacionadas ao espaço e aos próprios corpos envolvidos, já que estes representam apenas peças de um jogo maior, a obra.

Zé Carlos Garcia também estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escultura, e no Parque Lage. Através de sua obra, ele atinge o ponto crítico das referências fantásticas do nosso imaginário, utilizando-se de combinações improváveis. Suas esculturas híbridas de tímidas não têm nada e causam estranhamento paradoxal logo no primeiro momento e interpelam: o que é natural? O que é artificial?

Um pássaro gigante acaba de cair desgovernado na sala expositiva? A obra de Laura Lima, coautoria de Zé Carlos Garcia, realmente brinca com a percepção do espectador. A obra “Pássaro” (2015-2018), foi inspirada a partir de uma série de outros trabalhos de Zé Carlos Garcia, onde desde 2010, ele replica esculturas com penas em combinações diversas. O imaginário que permeia o trabalho de Zé Carlos aqui se junta com a poética viva de Laura Lima para compor “Pássaro”, explorando as qualidades formais do animal, numa proporção monumental, mas dessa vez mantendo-o inanimado.

 

Referências:

LAURA Lima. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa215255/laura-lima>. Acesso em: 14 de Nov. 2018. Verbete da Enciclopédia.

http://dasartes.com/materias/laura-lima-sobre-seres-e-coisas/

http://artrio.art.br/noticias/laura-lima-e-ze-carlos-garcia-criam-obra-para-fundacao-prada

https://artsupermagazine.com/laura-lima/