Um Presente Para Ciccillo

Um Presente Para Ciccillo
15 de maio de 2017 Stefânia Sangi

O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta a exposição Um presente pra Ciccillo. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra é composta por obras de alguns dos mais importantes artistas brasileiros, entre eles: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Victor Brecheret e Geraldo de Barros. A visitação é gratuita e tem classificação livre.

As 48 obras da exposição, entre desenhos, aquarelas e gravuras, são as mesmas que originalmente compuseram um álbum que foi elaborado especialmente para presentear Ciccillo Mattarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). Ciccillo e sua esposa Yolanda Penteado revolucionaram a arte brasileira. Juntos criaram o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Bienal de São Paulo, o Teatro Brasileiro de Comédiae a Cia Cinematográfica Vera Cruz.

O corpo principal do álbum é constituído por representantes do primeiro modernismo, do Grupo Santa Helena, da Família Artística Paulista e do Grupo dos 19, traçando um panorama da arte brasileira. O período enfocado – dinâmico, criativo e de grande otimismo – tem uma doce memória para os mais velhos e um grande apelo para os mais jovens, permitindo um amplo projeto educativo.

 O álbum foi entregue em 16 de novembro de 1953, em meio à realização da II Bienal Internacional de São Paulo, por Oscar Pedroso d’Horta, que resolveu articular essa homenagem procurando dar a ela um caráter mais íntimo e carinhoso.

Esse conjunto das obras foi cedido pela Fundação Marcos Amaro para a exposição no Espaço Galeria do SESI-SP, com o objetivo de expandir a cultura para o interior paulista.